NOVIDADES

28-09-2020

Você já pensou sobre como deseja envelhecer?

Atualmente, estamos inseridos em um cenário em que, enquanto as taxas de natalidade diminuem, a expectativa de vida tem aumentado cada vez mais.

Mas por quais motivos vivemos mais? Hoje, apesar de desafiador, desfrutamos da longevidade porque a nossa vida é melhor do que a de nossos antepassados. Entretanto, para viver bem e envelhecer bem, significa que precisamos manter o equilíbrio em vários aspectos de nossas vidas.

Por isso, é importante que reflitamos, o quanto antes, sobre o nosso processo de envelhecimento, pois ele está acontecendo agora, enquanto você faz esta leitura e não há como evitar, mas a boa notícia é que existem formas de envelhecer com qualidade.

Então, como envelhecer de um jeito saudável?

Um dos fatores importantes nesse quesito é a alimentação. Portanto, a adoção de uma dieta balanceada, composta por todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa para o bom funcionamento é fundamental.

A base de uma alimentação saudável pressupõe a inclusão de diversos grupos de alimentos na dieta diária, mas quando se fala, especialmente, em envelhecimento, devemos nos lembrar daqueles, que além de serem ótimas fontes de vitaminas e minerais, também tenham poder antioxidante, fator de muita importância para o envelhecimento.

Os alimentos ricos em antioxidantes além de combater os radicais livres, motivo pelo qual são muito conhecidos, podem favorecer a melhora do sistema imunológico, assim, previnem diversas doenças como hipertensão, artrites, osteoporose, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e ainda as relacionadas diretamente com o envelhecimento como o Alzheimer, por exemplo.

Em quais alimentos podemos encontrar antioxidantes?

Dentre os mais conhecidos estão os fonte da vitamina A, encontrada em alimentos como acelga, cenoura, batata doce, espinafre, pimentão, beterraba e manga; vitamina C, em agrião, brócolis, limão, laranja, caju, mamão papaia, kiwi e acerola; a vitamina E, que pode ser encontrada na linhaça, nozes, amendoim, amêndoas e em óleos vegetais como o azeite de oliva.

Além desses existem muitos outros nutrientes como o zinco, encontrado em carnes vermelhas e o selênio encontrado nos feijões, sementes de chia e castanha-do-pará e ovos e ômega 3 encontrado em peixes, por exemplo.

Portanto, para manter a saúde precisamos de uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas, verduras, leguminosas (grupo dos feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, amendoim). Também é necessário reduzir o consumo de frituras e de produtos industrializados.

No entanto, embora os antioxidantes sejam importantes para a manutenção da nossa saúde, o consumo desses alimentos deve ser equilibrado. Então, para garantir todos os benefícios é importante contar com a orientação de um profissional habilitado.

Feito isso, é só aproveitar tudo o que há de bom nesses alimentos, que irão fazer você envelhecer de um jeito muito melhor.

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