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01-04-2020

Vitamina D: onde encontrar?

Os raios solares são considerados a melhor forma para a absorção de vitamina D pelo nosso organismo. No entanto, para evitar danos à saúde, é preciso estar atento em relação aos horários mais seguros para a exposição solar.

O recomendado por dermatologistas é que a exposição segura ocorra antes das 10 horas e depois das 16 horas. Ainda assim, salientamos que, para saber o tempo de exposição indicado para cada pessoa, é importante consultar um profissional da saúde.

Para que serve a vitamina D

A vitamina D é responsável por equilibrar diversas funções do nosso organismo e promover o bem-estar geral do organismo. Logo, a falta de vitamina D provoca inúmeros problemas para a saúde, sem que as pessoas, por vezes, se deem em conta que pode ser a deficiência desse nutriente tão essencial.

Logo, pessoas com baixos níveis de vitamina D adoecem com mais facilidade devido à diminuição na produção de anticorpos, os famosos soldadinhos que combatem as patologias. Dentre os problemas provocados pela falta de vitamina D estão gripes, infecções recorrentes, queda de cabelo em excesso, cansaço, alterações de humor, dor e fraqueza muscular, entre outros. Tudo isso pode ser o resultado de deficiência de nutrientes no organismo.

Veja algumas das principais fontes de Vitamina D:

– Ovos: este alimento é uma boa fonte de vitamina D, especialmente as gemas.

– Fígado bovino: além de ser rico em outros nutrientes, a vitamina D também é encontrada nesse alimento.

– Sardinha: é um alimento que apresenta boas quantidades de vitamina D, além de ferro, potássio, magnésio e outros.

– Salmão: é um peixe conhecido pelo Ômega 3, mas também é fonte de vitamina D além de outros importantes nutrientes para o nosso organismo.

– Laranja: a fruta é uma ótima fonte de vitamina D, além de fornecer uma quantidade considerável de vitamina C.

– Leite e derivados: por ser um alimento fonte de vitamina D, dentre muitos outros nutrientes importante, o leite é um aliado para aumentar a concentração dessa vitamina no organismo.

A presença desse nutriente em nosso organismo é fundamental para a manutenção de nossa saúde, mas atenção quanto ao preparo desses alimentos. Prefira as formas mais saudáveis possíveis.

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