NOVIDADES

30-06-2021

Umidade dentro de casa durante o inverno: como amenizar?

Quando a época mais fria do ano chega, o mais comum de se pensar e até de se fazer é manter a casa toda bem fechadinha para amenizar a sensação de frio, não é mesmo?

Mas aí começam a surgir alguns problemas decorrentes dessa prática. Dentre eles está a umidade, que por sua vez provoca o aparecimento de mofo, que é um tipo de fungo bastante prejudicial, tanto à saúde quanto aos materiais que ataca.

Quem é que nunca notou uma parede, uma roupa ou cortinas com marcas de mofo? E vamos combinar que, dependendo do que ataca, é um pouco difícil remover a mancha.

Por isso, separamos algumas dicas para que você e sua casa fiquem bem longe desse problema.

Confira:

O banheiro é o campeão, quando o assunto é umidade. Então, ventilar o cômodo é essencial. Portanto, depois daquele relaxante banho quentinho, abra a janela e a porta do banheiro para que o vapor acumulado possa dissipar.

Mas se o problema já estiver instalado, ou seja, se o seu banheiro já estiver com mofo pelas paredes e teto, é preciso combater, pois pode se espalhar ainda mais.

Para isso, use uma esponja com água e sabão neutro em toda a superfície afetada. Hoje, encontramos desde produtos sem cloro até aqueles que têm esse item na composição e que podem ser usados para combater o mofo.

A cozinha também não fica muito longe, quando o assunto é mofo. Isso porque o vapor das panelas pode tomar conta do ambiente e provocar pontos de bolor. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar as janelas da cozinha sempre abertas enquanto estiver preparando os alimentos.

Caso o mofo apareça nas paredes ou azulejos, siga os mesmos procedimentos usados no banheiro. Outra dica é usar tinta antimofo.

As roupas guardadas em guarda-roupas fechados, especialmente em ambientes úmidos, também podem sofrer com o mofo. Já pensou perder aquela peça preferida para o mofo?

Então, ao menos duas vezes por semana, é indicado abrir todas as portas do armário e deixar ventilar por algumas horas. Caso tenha bastante roupas umas próximas das outras, deixe mais espaço entre elas, mudando os cabides de lugar. Para evitar o problema, use dentro do guarda-roupa um desumidificador de ambientes.

Caso encontre alguma peça com resquícios de mofo, use um pano limpo embebido em vinagre ou álcool e passe delicadamente sobre a mancha. Depois, lave normalmente.

O segredo é ventilação e iluminação!

Abra as janelas e as portas da casa e deixe sol entrar e o ar circular pelas peças ao menos duas vezes por semana. Assim, as chances da umidade se acumular e de o mofo começar a atacar tudo o que encontrar pela frente reduz bastante. Lembre-se: não deixe tudo fechado por causa do frio.

Com essas dicas é possível se manter longe desse temível vilão.

  • 16-07-2019

    Dicas de cuidados com os cabelos durante o inverno

    Quando a estação mais fria do ano chega, com ela também surgem algumas preocu...

    Leia mais
  • 13-08-2021

    Pão de queijo crocante!

    No dia 17 de agosto é comemorado o Dia do brasileiríssimo Pão de Queijo! Sabi...

    Leia mais
  • 18-02-2019

    Seu relógio biológico também precisa se adaptar

    Fim do horário de verão: Sabia que o nosso relógio biológico também precisa...

    Leia mais
  • 05-02-2019

    Curiosidades sobre a chia

    A chia é uma semente originária da região do México e Guatemala, mas também...

    Leia mais