NOVIDADES

30-06-2021

Montagem de tábua de frios

Está pensando em montar uma tábua de frios, para uma aconchegante noite de queijos e vinhos, mas bateu aquela dúvida?

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a decidir o que incluir.

Confira:

Vale apostar em sabores de intensidades e texturas diferentes.

Queijos – Você pode selecionar brie ou camembert, que são queijos macios, de sabores intensos e cremosos; o parmesão, que está no rol de queijos duros e picantes; um semiduro como o emmenthal, que é picante e tem toque de nozes, ou o provolone, de sabor forte e textura aveludada; ou ainda roquefort ou gorgonzola, conhecidos como azuis;

Lembre-se de que se decidir servir queijos azuis, junto com outros tipos de queijos, por exemplo, é importante acrescentar ingredientes que limpem o paladar como, por exemplo, pães ou damasco.

Embutidos – Para compor a sua tábua de frios, considere incluir presunto, salames, peito de peru, lombo, parma, linguiça ou outro embutido de acordo com o seu gosto.

Oleaginosas e frutas secas – Amêndoas, castanhas-de-caju, pistache, avelãs, ou nozes. E frutas secas como damasco, ameixa, banana passa, uva passa.

Outros acompanhamentos – bolachas de água e sal, pães como o australiano, o italiano, grissini, o ciabatta, pães com nozes ou castanhas, pães com frutas secas. Além disso, são bem-vindos ingredientes como azeitonas, palmito, patês, molhos, geleias de framboesa, morango, goiaba, uva, figo, pêssego ou frutas frescas.

Vinho – O vinho tinto é um clássico! Então, quando o assunto é tábua de frios, ele certamente não poderia ficar de fora da harmonização. Portanto, opte por vinhos tintos de corpo médio, de aromas frutados e boa acidez, como, por exemplo, os feitos com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.

Os vinhos fortificados, também são uma boa opção na hora de acompanhar a tábua de vinhos. Aqui a dica é um vinho do Porto, de preferência Porto Tawny.

Mas se a sua preferência for por rótulos mais frescos, os vinhos brancos e encorpados, como o feito com a casta Chardonnay, considerada a rainha das uvas brancas, é a escolha certa!

Bem simples, não é? Lembrando que todas são sugestões para guiar você. Então, não é preciso incluir todos os ingredientes.

Agora, use e abuse da sua criatividade para montar a sua tábua de frios, abra aquele vinho favorito e brinde!

 

  • 15-07-2019

    Harmonização de vinhos com sopas

    Quando o frio chega, e chegou com tudo, logo lembramos de pratos que ajudam a aq...

    Leia mais
  • 12-09-2020

    Noz-moscada: uma especiaria aromática e versátil!

    Popular no Oriente Médio, a noz-moscada é uma especiaria obtida a partir das s...

    Leia mais
  • 26-01-2021

    Gergelim: uma poderosa semente aliada da nossa saúde

    O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma semente rica em muitos nutrie...

    Leia mais
  • 04-02-2020

    Alimentos amigos da pele: já ouviu falar?

    Além do filtro solar, que não deve ser substituído, existem outras maneiras d...

    Leia mais