NOVIDADES

29-01-2019

Já ouviu falar sobre alimento funcional?

Ultimamente, tem se falado muito nesse termo, tanto nos meios de comunicação quanto nos rótulos dos produtos. Você sabe o que significa?

Os alimentos chamados de funcionais são todos aqueles que, além de nutrir o nosso organismo, também oferecem benefícios extras à saúde.

Apesar de oferecerem inúmeras vantagens como, por exemplo, reduzir o risco de diversas doenças, é importante salientar que esses alimentos não devem ser utilizados como substituto de medicamentos.

Alguns exemplos de componentes funcionais presentes nos alimentos são:

Probióticos – Lactobacilos responsáveis por melhorar as funções gastrointestinais e, por esse motivo, previnem o surgimento de doenças que acometem os intestinos, por exemplo.

Podem ser encontrados em leites fermentados, kefir, Kombucha e iogurtes.

Ômega-3 – auxilia na redução do LDL, conhecido como colesterol ruim, e tem ação anti-inflamatória

É possível encontrar essa substância em peixes de água salgada como o atum, a sardinha, salmão, além das sementes de chia e de linhaça.

Betacaroteno – é um antioxidante que diminui o risco de doenças cardiovasculares. Está presente na abóbora, na cenoura, no mamão, na manga, na couve, no damasco e no espinafre.

Portanto, em resumo, os alimentos, para que sejam considerados funcionais, precisam promover repercussão positiva para o organismo.

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