NOVIDADES

28-05-2019

Inverno – Importância da nutrição na prevenção de doenças

A menos de um mês para a chegada da estação mais fria do ano, é hora de relembrar quanto à importância de manter o organismo saudável para enfrentar as baixas temperaturas comuns do inverno.

Os alimentos, em geral, ou seja, de cada um dos grupos, exercem funções especiais em nosso organismo, por meio do fornecimento de nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

As frutas, por exemplo, são fontes de minerais, vitaminas, carboidratos e fibras. Dentre os nutrientes encontrados nesse grupo de alimentos, estão a vitamina C, carotenoides e minerais como o potássio e ferro.

Frutas ricas em vitamina C como o limão, laranja e tangerina, disseminadas como preventivas de gripes e resfriados, desde os tempos antigos, ajudam a nutrir o organismo de maneira bastante ampla.

Alguns exemplos referentes à relevância da vitamina C para o corpo são a síntese do colágeno, pela importância do desenvolvimento dos ossos, músculos e vasos sanguíneos, a absorção do ferro, além da ação antioxidante e anti-inflamatória. A vitamina C também atua no sistema imunológico, fator importante para combater gripes e resfriados.

Dentre as frutas ricas em vitamina C, podemos destacar alguns. Veja, aproximadamente, a quantidade do nutriente a cada 100g da fruta:

  • Acerola – 1000 mg.
  • Goiaba –  230 mg.
  • Caju –  220 mg.
  • Kiwi –  95 mg.
  • Morango –  60 mg.
  • Laranja –  55 mg.
  • Limão –  55 mg.
  • Abacaxi – 50 mg.

 

A porção diária de vitamina C recomendada varia, por exemplo, de acordo com a idade ou gênero de cada pessoa. Para homens, o consumo mínimo gira em torno de 90 miligramas ao dia, já para mulheres a dose recomendada é de 75 miligramas.

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