NOVIDADES

30-03-2020

Imunidade: como fortalecer?

A palavra “imunidade” está relacionada à capacidade que o nosso corpo tem para combater doenças provocadas, por exemplo, por vírus ou outro agente capaz de atacar nosso organismo.

A nutricionista do Irani Supermercados, Juliane Karina da Silva, afirma que o fortalecimento do sistema imunológico é uma medida bastante relevante para se manter protegido de diversas patologias que podem nos acometer. Para Juliane é muito importante manter bons hábitos de vida, pois eles são aliados quando o assunto é ter saúde.

Dentre esses hábitos, a nutricionista destaca, por exemplo, que é necessário dormir por, pelo menos, oito horas por noite. Isso porque quando dormimos bem, há a melhora no nosso sistema metabólico, ficamos mais dispostos e, consequentemente, é um bom fator de prevenção das doenças. Logo, o nosso corpo precisa descansar para se manter forte e saudável.

Outro ponto fundamental, também salientado por Juliane, quando o assunto é garantir boa imunidade, é a nossa alimentação. Por isso, alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes devem fazer parte da nossa rotina diária.

Veja quais são alguns desses alimentos:

– As frutas cítricas como laranja, acerola ou kiwi, por serem compostas por poderosos antioxidantes, como é o caso da vitamina C, aumentam, de forma global, a resistência do organismo.

– Os alimentos ricos em zinco como cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas como feijão, lentilha ou grão de bico também devem estar presentes em nossas refeições. Visto que esse nutriente é capaz de combater resfriados, gripes e outras doenças que atacam nosso sistema imunológico.

– Por ser rico em vitamina A, C e E, alho também é um importante reforçador do sistema imunológico. Por isso, é importante incluir esse alimento nas preparações diárias, pois além de conferir sabor às receitas, é eficaz para fortalecer, por exemplo, o sistema respiratório.

– Parceira do alho, a cebola é fonte de substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. Então, é um ótimo jeito de afastar gripes, resfriados, além de infecções em geral.

Portanto, o nosso organismo deve estar bem fortalecido durante todo o ano. Por isso, é importante seguir hábitos saudáveis em todas as estações e não apenas quando chegam as mais frias, como muitas pessoas acreditam. Isso porque, se nosso corpo se mantiver saudável o tempo todo, é bem mais difícil adoecer.

  • 28-05-2020

    28 de maio – Dia Mundial do Hambúrguer

    O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio. E para celebrar a data...

    Leia mais
  • 15-06-2018

    Vitamina C – Para Que Serve e Fontes

    A vitamina C é um dos nutrientes mais popularmente reconhecidos pelos seus bene...

    Leia mais
  • 16-07-2019

    Dicas de cuidados com os cabelos durante o inverno

    Quando a estação mais fria do ano chega, com ela também surgem algumas preocu...

    Leia mais
  • 19-02-2019

    Inclua frutas, legumes e verduras na alimentação de seus filhos

    Seu filho tem dificuldade para se acostumar com a ingestão de alimentos saudáv...

    Leia mais