NOVIDADES

09-07-2019

Do Egito para as nossas mesas: a evolução da pizza

Curtir os bons momentos com os amigos ou a família é sempre melhor se o encontro for regado à pizza para saborear, não é?

Muita gente ao redor do mundo é apaixonada por esse disco de massa crocante e recheada, hoje, com centenas de tipos de recheios. Mas, o que muita gente não sabe é que essa delícia não surgiu na Itália, como acreditam.

A história é bastante antiga, data de, pelo menos, seis mil anos. Como toda história, existem várias versões para os acontecimentos. E com a invenção da pizza não seria diferente. Alguns afirmam que a pizza foi criada pelos gregos, outros pelos egípcios. Enquanto esse impasse não se resolve, o que se sabe é que a primeira pizza surgiu, basicamente, da mistura de farinha com água e era assada sobre tijolos bem quentes.

Depois do surgimento da pizza, por gregos ou egípcios, ela migrou para a Itália, especificamente, para a antiga Etrúria. Depois foi levada à região de Nápoles, quando recebeu alguns ingredientes que tinham por objetivo acrescentar ainda mais sabor ao alimento. Alguns napolitanos começaram a rechear o disco de massa com molho de tomate e orégano. Outros incrementavam ainda mais, colocando queijo, linguiça. A maneira com que era degustada, também difere da atual. As pizzas eram saboreadas como se fossem sanduíches, na sua forma, ou seja, eram dobradas ao meio.

Depois que um padeiro do rei Humberto I da Itália, chamado Dom Rafaelle Esposito, encantou Sua Majestade, a rainha Margherita di Savoia, da Itália – daí no nome da pizza Margherita, hoje –, com uma deliciosa pizza, com recheio que lembrava a bandeira do país, ou seja, com queijo, manjericão e tomate, a notícia se espalhou pela Itália, e de lá pelo mundo.

No Brasil, a história da pizza teve início no século XIX, trazida por imigrantes italianos que chegaram no estado de São Paulo. Acredita-se que quem foi responsável por trazê-la ao Brasil foi Carmino Corvino, vindo de Nápoles e que se tornou o primeiro pizzaiolo em território brasileiro.

A recém-chegada preciosidade se disseminou, depois da década de 50, por todo o país até se transformar, atualmente, num dos mais saborosos e apreciados pratos incorporados a nossa cultura. Tão apreciada que, em 1985, foi instituído um dia de comemoração somente para ela, o dia 10 de julho.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história da pizza?

Amanhã é o dia da pizza! Comemore com uma!

  • 11-03-2016

    Nota de Falecimento

    Comunicamos o falecimento do empresário José Buchelt, esposo da Preta dos Supe...

    Leia mais
  • 26-11-2018

    Resultado Sorteio Clubi

    Foi realizada no dia 23/11 a entrega do prêmio da promoção Vem Pro Clubi.  A...

    Leia mais
  • 28-05-2019

    Inverno – Importância da nutrição na prevenção de doenças

    A menos de um mês para a chegada da estação mais fria do ano, é hora de rele...

    Leia mais
  • 04-06-2019

    Como reduzir a quantidade de sal nos alimentos?

    O sal é um alimento indispensável para o nosso organismo, pois quando ingerido...

    Leia mais