NOVIDADES

04-11-2020

Dicas de como recuperar roupas manchadas pelo mofo

Nada mais triste do que encontrar aquela manchas de mofo dentro de casa, não é mesmo? Mas você sabe como surge o mofo?

O mofo, também conhecido como bolor, é formado por fungos e atacam paredes, móveis e até roupas. Ele e surge, especialmente, em ambientes fechados e úmidos, já que são propícios para a formação de fungos.

Além de estragar roupas ou outras superfícies, esses fungos podem prejudicar a nossa saúde. Dentre as doenças provocadas pelo contato com o mofo estão as alergias respiratórias, as rinites, a asma, as sinusites e ainda doenças mais graves como as sinusites fúngicas, bem como as pneumonias.

Então, o que fazer para nos livrar desse mal?

Primeiramente, manter os ambientes sempre bem ventilados, pois assim a umidade não se instala e, consequentemente, a formação de fungos também não. Mas se os fungos já apareceram em sua casa, não se desespere, pois há recursos para eliminar o problema.

Hoje, vamos falar especificamente sobre mofo em roupas.

Veja algumas dicas de como recuperar aquela roupa preferida que está manchada pelo bolor:

  1. Para roupas coloridas, coloque 2 litros de água em um balde, acrescente 1 xícara e meia de vinagre branco e misture bem com a água. Depois, deixe a roupa de molho nessa mistura por, aproximadamente, 1 hora. E, finalmente, enxague e lave a roupa como de costume.

 

  1. O suco de limão pode ser usado em qualquer peça de roupa. Ele tem ação de um alvejante, mas natural. Para isso, coloque um pouco de sumo de limão sobre a mancha de bolor e leve deixe a peça exposta ao sol por uns 40 minutos. Depois é só lavar como de costume.

 

  1. O bicarbonato é indicado para manchas que são mais difíceis de remover. Para removê-las, coloque uma colher de chá de bicarbonato para cada litro de água quente e deixe a peça de molho nessa solução. Depois basta lavar normalmente a peça de roupa.

 

Mas lembre-se de que para ficar longe de mofo é importante manter os ambientes sempre bem arejados, deixar o guarda-roupas aberto por algumas horas durante o dia. Organizar o guarda-roupas, frequentemente, e o mais importante: não guarde roupas úmidas ou molhadas.

Com essas dicas você pode recuperar aquelas roupas que estavam quase que perdidas e evitar que o mofo se instale em sua casa.

  • 15-07-2019

    Harmonização de vinhos com sopas

    Quando o frio chega, e chegou com tudo, logo lembramos de pratos que ajudam a aq...

    Leia mais
  • 29-07-2020

    Ansiedade: como aliviar por meio da alimentação?

    Ansiedade: como aliviar por meio da alimentação? É cada vez mais comum encont...

    Leia mais
  • 30-06-2020

    Você é daqueles que ainda não se aventurou pelo aromático e magnífico mundo dos vinhos, mas deseja ingressar por esses caminhos?

    Veja algumas dicas que podem te ajudar a apreciar essa bebida dos deuses: Além ...

    Leia mais
  • 04-06-2019

    Como reduzir a quantidade de sal nos alimentos?

    O sal é um alimento indispensável para o nosso organismo, pois quando ingerido...

    Leia mais