NOVIDADES

01-04-2020

Dicas de como proceder durante e após as compras no supermercado

Veja algumas dicas sobre cuidados na hora de fazer as compras, bem como procedimentos a serem adotados ao chegar em casa

– Redobre os cuidados ao fazer as compras!

Dentro de estabelecimentos comerciais como os supermercados, por exemplo, os produtos são constantemente tocados por outras pessoas. Por isso, evite de tocar itens que não pretende comprar. Já no setor de hortifrúti, prefira usar as embalagens plásticas como luvas, na hora de escolher os produtos.

Ainda que siga essas orientações, a recomendação é que, ao fazer as suas compras, não se deve levar as mãos à boca, aos olhos ou ao nariz. Além disso, pensando na saúde de todos, na hora de pagar as compras, prefira pagamento com cartão. Já depois de guardar as compras no carro, higienize muito bem as mãos com álcool em gel ou com água e sabão, quando for possível.

– Chegando em casa…

Primeiramente, é importante salientar que, ao chegar a sua residência, é preciso acomodar as compras em um local apropriado para isso – se possível usar sempre o mesmo local para esse fim -, bem como seguir alguns procedimentos como, por exemplo, tirar os sapatos, trocar as roupas e lavar as mãos com água e sabão.

– Limpeza das embalagens – e agora?

Depois dos passos anteriores, comece a desinfetar as embalagens de todos os produtos, sejam alimentícios ou não. Para isso, higienize todas as superfícies com álcool 70% ou água e sabão. Garrafas ou enlatados, por exemplo, podem ser lavados com água e sabão.

Já aquelas que não podem ser molhadas, prefira limpar com álcool e, sempre que possível, descarte as embalagens originais e guarde os produtos em recipientes de seu uso. Um bom exemplo disso são embalagens de açúcar, arroz, feijão, dentre outros.

– Descontaminação de produtos do setor de hortifrúti!

Frutas, legumes e outros vegetais também precisam ser higienizados.  Para isso, lave esses itens com o auxilio uma escovinha. Esse procedimento ajuda a remover a sujeira visível.

Depois desse passo, selecione esses alimentos e coloque em um recipiente com uma solução feita com 1 litro de água e 1 colher de água sanitária – aqui inclua as hortaliças, já que não passam pelo passo anterior devido à fragilidade – , e deixe os produtos de molho por 15 minutos. Finalmente, lave em água corrente, seque e guarde.

Agora, limpe a área onde manipulou as compras com a mesma solução usada para limpar as embalagens.

Pronto! Essas atitudes garantem muito mais saúde para você e sua família.

  • 26-11-2019

    Importância de manter o organismo hidratado nos períodos mais quentes do ano

    Piscina, praia, passeios e atividades ao ar livre. Tudo nas estações mais quen...

    Leia mais
  • 02-04-2019

    Você sabe como conservar legumes?

    Armazenar corretamente alimentos como legumes, por exemplo, ajuda na conservaç...

    Leia mais
  • 08-08-2018

    Participe da promoção Vem pro Clubi Irani

    A promoção “VEM PRO CLUBI IRANI”, como parte do lançamento do clube de be...

    Leia mais
  • 24-09-2019

    Você conhece as propriedades do avocado?

    A nossa alimentação deve ser composta por elementos capazes de propiciar a boa...

    Leia mais