NOVIDADES

20-10-2020

Dica culinária: como deixar o feijão ainda mais saboroso

Você é daquelas pessoas que é apaixonada pelo sabor, frescor, aroma e caldinho delicioso do estimado feijãozinho da mãe ou até mesmo da vó e fica se lamentando por não conseguir reproduzir em casa?

Calma! A gente tem uma solução que pode te ajudar a resolver parte do problema. Sim, parte! Porque a gente sabe que nossas mães e avós tem aquele segredinho, né?

Primeiro de tudo, “escolha” o feijão, ou seja, selecione os grãos!

Cozimento

Depois de “escolher” o feijão, o próximo passo é deixar de molho, essa etapa além de ajudar a eliminar substâncias que provocam problemas digestivos, ainda ajuda a reduzir o tempo de cozimento. Para isso, deixe o alimento de molho em um recipiente coberto com água e uma colher de suco de limão ou vinagre, por até 6 horas antes de cozinhar.  Depois, escorra o feijão e coloque para cozinhar na pressão.

Caldo encorpado

É uma delícia comer aquele feijão com caldinho grosso, não é? Hummmm! Mas aqui tem um “pulo do gato”: na hora de cozinhar, a quantidade ideal de água na panela de pressão é de dois dedos acima do feijão. Ah! Não se esqueça de colocar uma folhinha de louro!

Ligue o fogo médio e leve para cozinhar e, depois que a pressão começar, conte 15 minutos e abra para conferir. Caso ainda não esteja totalmente cozido, tampe a panela e cozinhe por mais 5 minutos, depois que iniciar a pressão. Faça isso até que os grãos estejam bem macios.

Outra dica para dar aquela encorpada no caldinho é, quando terminar de cozinhar, separar duas conchas do feijão e amassar bem. Depois é só devolver na panela e temperar.

Vamos temperar?

Para preparar o tempero, coloque em uma frigideira, com um fiozinho de óleo, a cebola bem picadinha, o alho triturado – o quanto desejar – e espere dourar. Dica: lembre-se de colocar primeiro a cebola, pois ela demora mais para dourar, quando comparada ao alho.

Aí é só acertar o sal do feijão, adicionar o alho e a cebola refogados e levar novamente ao fogo médio até que comece a ferver, para que os sabores se incorporem. Depois é só desligar e se deliciar! Parando por aqui, já fica perfeitamente saboroso, mas, caso goste, pode apostar temperos como orégano, cominho, páprica ou outro que goste.

Com essas dicas seu feijão pode até não ficar com aquele sabor que tanto aquecem o seu coração, mas vai ficar muito, mas muito mais saboroso! Experimente!

  • 29-07-2020

    Ansiedade: como aliviar por meio da alimentação?

    Ansiedade: como aliviar por meio da alimentação? É cada vez mais comum encont...

    Leia mais
  • 04-07-2020

    Cada garrafa carrega uma história que propicia tantas outras!

    Cada garrafa carrega uma história que propicia tantas outras!   Você já ...

    Leia mais
  • 25-06-2019

    A ingestão de fibras proporciona diversos benefícios à saúde

    Para que a nossa saúde esteja equilibrada, além de todos os nutrientes necess...

    Leia mais
  • 20-10-2020

    Dica culinária: como deixar o feijão ainda mais saboroso

    Você é daquelas pessoas que é apaixonada pelo sabor, frescor, aroma e caldinh...

    Leia mais
Atendimento WhatsApp