RECEITAS

Contrafilé na grelha

Churrasco é um prato que agrada a todos, mas tem alguns detalhes que fazem toda a diferença entre “um churrasco” e “o churrasco”.

Hoje, você confere dicas especiais para se tornar mestre da churrasqueira e fazer bonito no churrasco do fim de semana.

TEMPO DE PREPARO: 50 minutos RENDIMENTO: 20 porções

INGREDIENTES

2 kg de contrafilé;
Sal grosso.

MODO DE PREPARO

Prepare a sua churrasqueira com bastante carvão ou lenha e acenda. Enquanto a brasa se forma, coloque a grelha, de modo que fique bem perto do braseiro, aproximadamente 15 cm. Agora, prepare o contrafilé, que deve estar em temperatura ambiente. Então, se estiver resfriada, tire do refrigerador e deixe fora tempo suficiente.
Para agilizar o preparo do seu churrasco, aqui no Irani, você pode pedir ao açougueiro para fatiar para grelha. Assim, já leva o contrafilé prontinho para assar. Mas se preferir cortar, fatie a peça de contrafilé em pedaços de, aproximadamente, 3 cm de espessura e salpique o sal grosso. Feito isso, leve para a grelha.
Agora atenção! Para quem gosta de degustar o churrasco ao ponto, deixe por cinco minutos de cada lado. Caso prefira mal passado, três minutos é um bom tempo; mas se não quiser ver nadinha de sangue, grelhe por uns sete minutinhos.

Sobre a salga:
Salpicar o sal grosso sobre a carne imediatamente antes de colocá-la na grelha, fará com que não desidrate e fique suculenta. Claro que, para deixa-la suculenta é importante estar atento a outros fatores também, como o tempo de fogo, por exemplo.

Sobre o tempo:
Para chegar ao ponto desejado é preciso ir além de somente cronometrar o tempo. Também é preciso estar atendo à “força” do fogo; bem como à espessura e temperatura da carne.
Seguindo essas dicas, seu churrasco será um sucesso!
Bom churrasco!