NOVIDADES

15-01-2021

Alimentos que ajudam a reconquistar o sono!

Você é daquelas pessoas que perde noites de sono? Nada mais desolador do que enfrentar um dia cheio de tarefas a cumprir depois de uma noite mal dormida, não é mesmo? A gente passa o dia seguinte muito cansado, sonolento e nada do que nos propomos a fazer rende da forma desejada.

É sabido que há muitos fatores que influenciam diretamente na qualidade do nosso sono como, por exemplo, o ambiente, o tipo de colchão, o clima, o estresse, a preocupação, o medo e a ansiedade.

Mas você sabia que temos aliados, diariamente, em nossas rotinas que podem nos ajudar muito quando o assunto é dormir melhor? Isso bem! São itens que temos em nossas despensas: estamos falando dos alimentos. A alimentação pode ajudar a nos proporcionar uma noite de sono restauradora!

Assim, alimentos que têm em sua composição elementos que são primordiais para compor uma dieta que melhora a qualidade do nosso sono. Então, algumas horas antes de se deitar, faça a ingestão dos seguintes alimentos:

Chá e Mel: lembra-se das receitinhas dos chás de camomila da vovó? Isso mesmo! Faça um chá com essa plantinha milagrosa e adoce com uma colherinha de mel. Estudos apontam que uma pequena quantidade desse alimento pode ajudar a reduzir os níveis de orexina, neurotransmissor que aumenta o estado de alerta do nosso corpo.

Grãos integrais: quando nos sentimos incomodados na hora de dormir, basta comermos alimentos compostos por grãos integrais como amaranto, centeio, quinoa, aveia, linhaça ou chia.

Banana: por ser uma fruta rica em um importante mineral, chamado potássio, e também por ter na composição triptofano e magnésio é uma opção para quem deseja ter uma noite de sono profundo.

Produtos lácteos: consumir iogurte, por exemplo, pode ajudar muito a melhorar a sua noite de sono, pois esse alimento é fonte de cálcio, elemento importante para o processamento de hormônios que favorecem o sono.

Oleaginosas – por serem ricas em triptofano, elemento utilizado na produção de melatonina, hormônio que ajuda a induzir o sono, são ótima opções para descansar melhor. Nessa categoria estão, por exemplo, as nozes, as amêndoas e o pistache.

Desse modo, incluir esses alimentos na rotina vai muito além de uma noite de sono mais tranquila! Esses hábitos melhoram a saúde do nosso organismo de forma global!

  • 11-02-2020

    O cálcio muito além do leite

    Sabemos da importância do cálcio para a nossa saúde. Esse mineral é muito im...

    Leia mais
  • 03-04-2020

    Cozinheiro de primeira viagem!

    Precisa se aventurar na cozinha, mas está em dúvidas de como começar? Bate aq...

    Leia mais
  • 01-03-2021

    Dica: precisa remover a pele do tomate e não sabe como?

    Saiba como remover a pele do tomate de maneira bem prática e fácil! Olha só a...

    Leia mais
  • 08-09-2020

    Ansiedade: como aliviar por meio da alimentação?

    É cada vez mais comum encontrarmos pessoas sofrendo com transtornos de ansiedad...

    Leia mais