NOVIDADES

27-04-2020

Com aulas suspensas, como estudar em casa?

Atualmente, para evitar a propagação do novo Coronavírus, escolas, cursinhos pré-vestibulares e universidades tiveram as aulas suspensas e muitos estudantes migraram para os estudos em plataformas digitais à distância.

No entanto, por mais que pareça fácil, estudar em casa, junto com a família, em locais, muitas vezes, improvisados, demanda muita disciplina em todos os quesitos.

E agora? Você sabe como agir diante dessa novidade, para continuar com os bons resultados obtidos presencialmente, ou seja, dentro das instituições de ensino?

Primeiramente, é preciso eleger um local da casa com boa iluminação e com poucas distrações. Outro fator bastante relevante é a organização. Por isso, faça cronogramas e estabeleça metas e horários.

Anote todo o conteúdo que precisa ser estudado durante a semana. É importante adotar uma rotina, respeitar horários de estudo, se dedicar aos temas que tenha mais dificuldade e se manter atento às atividades e conteúdos enviados pela instituição de ensino, bem como entregar de todas as tarefas pontualmente.

Planejar o que será feito ao longo do dia é essencial! Esse planejamento é fundamental para que você continue a ter bons resultados estudando a partir de casa, mas, além de todos esses cuidados, outros como os com a saúde, por exemplo, também são extremamente necessários durante os estudos.

Então, para colher bons frutos, ao estudar em casa é preciso que isso seja feito de forma mais confortável possível. Pois, quando nos posicionamos de maneira inadequada, passamos a sentir dores e isso dispersa a concentração, prejudicando os resultados do seu esforço.

Portanto, para evitar dores ou lesões provocadas pela postura inadequada, especialmente, se você estuda diante do computador, por exemplo, posicione-se de forma que a tela fique na altura dos olhos. Para isso, use suportes próprios para esse fim ou improvise com livros para conseguir esse resultado.

Ao sentar diante do computador, certifique-se de que seus ombros e pescoço estejam relaxados e seus braços em posição de 90º sobre sua escrivaninha ou bancada de estudos. Quando sentado, suas pernas também devem ficar em um ângulo de 90º.

Outra dica igualmente importante são as pausas durante o tempo destinado aos estudos. A cada duas horas de estudo, faça pequenas pausas e, nesse intervalo, realize alongamentos. Essa pratica ajuda no alívio das tensões que podem causar dores ou lesões.

Veja algumas dicas de exercícios que podem ser feitos:

– Na posição sentada, levante e estique as pernas, de forma alternada ou simultânea. Faça 10 repetições com cada perna.

– Sentado, coloque um livro, uma garrafa plástica ou uma bolinha entre os joelhos e faça pressão no objeto escolhido. Repita 10 vezes.

– Ainda sentado, com uma das pernas estendida, eleve a ponta do pé e relaxe. Repita por 10 vezes cada pé.

– Em pé ou sentado, estique os braços para o alto, com os dedos entrelaçados. Mantenha-se nesta posição por 30 segundos.

– Em pé, incline o corpo para frente, sem dobrar os joelhos. Mantenha as pernas afastadas na largura do quadril. Mantenha a posição por 30 segundos.

– Com um braço esticado para frente, levante mão, com a palma para frente e os dedos apontados para cima e, com o auxílio da outra mão, puxe todos os dedos para trás, inclusive o polegar. Fique nesta posição por 30 segundos e repita o movimento com o outro braço.

– Gire a cabeça, com movimentos lentos e circulares. Repita 10 vezes para a esquerda e 10 para direita.

Seguindo essas dicas é possível estudar em casa de um jeito muito mais confortável e proveitoso, mas lembre-se também descansar a mente para assimilar o que foi estudado. Experimente!

  • 02-07-2019

    Mofo: como se livrar desse problema

    O mofo é causado pela proliferação de fungos, especialmente, em ambientes úm...

    Leia mais
  • 17-04-2020

    O que fazer para entreter o pet em tempos de isolamento social?

    Assim como nós, nossos pets também tiveram suas rotinas alteradas durante este...

    Leia mais
  • 30-03-2020

    Imunidade: como fortalecer?

    A palavra “imunidade” está relacionada à capacidade que o nosso corpo tem ...

    Leia mais
  • 07-01-2020

    Férias: e agora?

    Passada a agitação das festas de fim de ano, agora é o momento de curtir aind...

    Leia mais