RECEITAS

Chico Balanceado

Em comemoração ao Dia dos Avós, que foi essa semana, o Irani e a @nacozinhacomclaudinha uma sobremesa delícia demais: Chico Balanceado

Essa receita é da família da Claudia e tem aquela memória afetiva gigantesca. É elaborada com camadas cremosas e bananas. Espero que você goste!  Vamos aprender?

TEMPO DE PREPARO: 45 minutos RENDIMENTO: 8 porções

INGREDIENTES

Ingredientes para a primeira camada/base (bananas caramelizadas):
-6 bananas picadas em rodelas (pique na hora para não escurecer);
-12 colheres de sopa de açúcar.
.
.
.
.
.
Ingredientes para o creme, segunda camada:
-4 gemas;
-1 lata de leite condensado;
-1 litro de leite integral;
-1 colher de sopa de essência de baunilha;
-2 colheres de sopa de amido de milho;
-1/2 xícara de chá de açúcar.
.
.
.
.
.
Ingredientes para cobertura:
-4 claras;
-8 colheres de sopa de açúcar.

MODO DE PREPARO

Preparo da base: coloque o açúcar na panela, quando caramelizar, espalhe rapidamente na forma, cuide para não endurecer. Seja rápida. Acrescente as bananas picadas em rodelas por cima do açúcar caramelizado. E reserve a tigela.
.
.
.
.
.
Preparo do creme segunda camada: no liquidificador, bata o leite com as 4 gemas, acrescente o leite condensado, a baunilha e o amido de milho. Reserve. Coloque o açúcar na panela, assim que derreter, acrescente a mistura do liquidificador, mexa em fogo baixo por, aproximadamente, 12 minutos, coloque a mistura quente em cima das bananas.
.
.
.
.
.
Modo de preparo da cobertura: bata as claras em neve, vá acrescentando o açúcar aos poucos até dar o ponto, vai uns 15 minutos batendo. Vai ficar bem brilhosa. Acrescente as claras batidas em cima do creme e leve ao forno preaquecido a 180° até a cobertura dourar. Não deixe muito tempo, pois o açúcar da base pode queimar.