NOVIDADES

16-04-2019

Ao leite, amargo ou meio amargo?

Missão quase impossível é encontrar quem que não goste de chocolate. Você conhece alguém?

A paixão pelo chocolate é antiga! Conta a história que a primeira chocólatra reconhecida no mundo foi a rainha espanhola Ana de Áustria ou Anne d’Autriche. Ela, ao se casar com Luis XIII, da França, levou consigo, da Espanha, tudo o que julgou necessário para que não ficasse sem a sua paixão: o chocolate.

Mas o que será que tem o chocolate para ter uma multidão de apreciadores ao redor do mundo desde a antiguidade?

Não é à toa que o nome científico do cacau é theobroma. A palavra, de origem grega, significa “alimento dos deuses”. Isso já explica muita coisa. Esse nome é devido a uma substância, de natureza alcaloide, presente no fruto do cacaueiro que é muito benéfica à saúde, especialmente à cardiovascular.

Mas não é só. Por ser rico em antioxidantes, o chocolate é capaz de reduzir os níveis os chamados radicais livres, responsáveis pelo temido envelhecimento precoce. Além disso, é um santo remédio para a incômoda TPM. Isso ocorre porque, ao comer chocolate, há a liberação do hormônio do bem-estar: a serotonina. Logo, comer chocolate é sinônimo de felicidade!

À venda, encontramos diversos tipos de chocolates. Entre eles estão o “ao leite”, o “amargo” e o “meio amargo”. Você sabe qual é a diferença desses três?

Veja:

O chocolate “amargo” é o que apresenta a maior concentração de cacau, ou seja, mais de 70%, a menor de açúcar e não é misturado ao leite. É o tipo de chocolate que que apresenta mais benefícios à saúde.

O “meio amargo” tem menor quantidade de cacau quando comparada ao amargo, ou seja, cerca de 50%. Esse é o motivo de esse tipo de chocolate ser um pouco mais suave. Assim como o amargo, sua produção não inclui leite e tampouco açúcar.

Já o “ao leite”, como é possível inferir pelo nome, leva leite na produção. A quantidade de cacau também é diminuída e há adição de açúcar. Portanto, o resultado é um chocolate mais docinho e cremoso.

Agora você entendeu o motivo de o chocolate ter encantado a rainha Ana de Áustria lá em meados de 1615? Chocolate é felicidade!

  • 27-06-2019

    Venha aquecer o seu inverno com a gente!

    Já está aberta a temporada das sopas! Com a chegada de temperaturas mais baixa...

    Leia mais
  • 09-01-2019

    Conheça alguns benefícios da uva

    Bastante presente nas festas de final de ano e em plena safra no mês de janeiro...

    Leia mais
  • 01-12-2018

    Ganhadores Aniversário 45 Anos Irani

    Aniversário Premiado 45 Anos Irani Supermercados. Confira a lista de ganhadores...

    Leia mais
  • 20-11-2017

    Troque suas moedas e ganhe bônus!

    Agora o Irani Supermercados* conta com o serviço do Cata Moedas! Depositando mo...

    Leia mais