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25-06-2019

A ingestão de fibras proporciona diversos benefícios à saúde

Para que a nossa saúde esteja equilibrada, além de todos os nutrientes necessários, é importante também incluir fibras na alimentação diária. Portanto, a dieta precisa ser rica em alimentos que contenham tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis.

As fibras solúveis, por exemplo, são aquelas que não se diluem em água e podem ser encontradas em cereais integrais como o farelo de trigo, por exemplo. Esse tipo de fibra age no organismo melhorando a saúde dos intestinos. Já as insolúveis, são diluídas em água e estão presentes em frutas como maçã, banana, morango ou em leguminosas como feijão, ervilha, por exemplo. Essas têm como benefício ajudar a controlar o colesterol e aumentar a sensação de saciedade, já que formam uma espécie de gel dentro do estômago.

É importante salientar que, quando combinadas, essas fibras propiciam melhor qualidade de vida de modo geral.

Além dos benefícios citados, a ingestão de fibras também é importante para:

  • Emagrecimento;
  • Diabetes;
  • Saúde cardiovascular;
  • Níveis de glicemia;
  • Qualidade do sono;
  • Sistema imunológico.

 

O consumo recomendado de fibras é de, aproximadamente, 25 g ao dia. Para conseguir alcançar essa quantidade diária, é preciso que a alimentação seja variada e que contemple, por exemplo, frutas, verduras e cereais. Outro detalhe importante, que ajuda a alcançar o percentual indicado mais facilmente, é a inclusão desses alimentos em todas as refeições do dia.

Para que todos os benefícios provenientes das fibras possam agir de maneira adequada no organismo, é preciso que haja também a ingestão correta de água. Caso a ingestão de água não seja feita de maneira equilibrada à ingestão de fibras alimentares, o efeito no organismo ocorre de maneira indesejada. Portanto, para obter todos os benefícios oferecidos pelas fibras, é preciso também ficar atento à quantidade de água ingerida ao longo do dia.

Lembre-se: fibras e água é a combinação perfeita.

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