NOVIDADES

03-10-2019

Que tal saber um pouquinho mais sobre o coentro?

O mês de outubro está começando e com ele inúmeros alimentos também estão em pleno período produtivo! O coentro é um deles!

A história do coentro é bastante antiga! Ultrapassa os 2.000 anos! Conta-se que ele já desfilava na gastronomia romana, tinha o poder da imortalidade, na China, e, adornava os túmulos da nobreza, no Egito.

Apesar de ter surgido na idade média, o coentro chegou ao Brasil para dar aquele toque especial às comidas típicas, especialmente, do nosso nordeste. Hoje, o tempero se disseminou e já é usado na culinária de diversas outras regiões brasileiras.

Considerado um tipo de erva aromática, pode ser usado em diferentes preparações como em temperos para peixes e outras carnes, saladas, sopas, molhos, em suco verde ou até mesmo como chá.

Qual é o motivo de algumas pessoas se sentirem desconfortáveis diante do coentro? Você sabe?

Caso você seja uma dessas pessoas, saiba que você não está só! As reações que vão do amor ao ódio quando se trata de aroma e sabor do coentro têm uma explicação científica, ou seja, a resposta pode estar na genética.

Ainda que os estudos realizados tenham detectado a condição apenas em uma minoria dos casos, a aversão à erva pode estar relacionada aos genes olfativos sensíveis aos aldeídos presentes no coentro. Os demais casos, de acordo com o que tais pesquisas apontam, são apenas comportamentais.

Apesar de algumas pessoas ainda apresentarem alguma resistência quanto ao sabor peculiar do coentro, é preciso salientar que ele é considerado um alimento rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro, é também uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C e betacaroteno.

Portanto, com todos esses nutrientes, o consumo dessa planta propicia benefícios para a saúde de um modo geral. Melhora as funções intestinais, previne doenças cardiovasculares, é aliado em dietas de emagrecimento, ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, previne o envelhecimento precoce dentre muitas outros.

Quer reverter a situação e aproveitar todas as propriedades oferecidas pela erva milenar?

Uma  dica interessante é tentar, desde cedo, criar uma aproximação com o alimento do qual não se sente confortável. Então, comece acrescentando pequenas quantidades às preparações, pois ainda assim, estudos apontam, é possível obter alguns benefícios da planta, como a vitamina C, por exemplo.

Dê um passo de cada vez! E logo estará habituado!

  • 21-05-2019

    Por que é preciso ter uma alimentação saudável?

    Nos últimos anos muito tem se falado em “alimentação saudável”, mas voc...

    Leia mais
  • 22-10-2019

    Sabe aqueles produtos que a gente vê na prateleira do supermercado e não sabe bem para que servem?

    Hoje, vamos falar um pouquinho do aceto balsâmico. Originário da Itália, o ac...

    Leia mais
  • 01-11-2016

    Aniversário Irani: 43 Mega Ofertas todos os dias

    Neste mês de novembro, o Irani Supermercados está comemorando 43 anos de hist...

    Leia mais
  • 31-08-2019

    31 de agosto – Dia do Profissional da Nutrição Todos sabemos que a alimenta...

    Leia mais