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04-06-2019

Como reduzir a quantidade de sal nos alimentos?

O sal é um alimento indispensável para o nosso organismo, pois quando ingerido em quantidades adequadas, é bastante benéfico para a saúde, por contribuir para a digestão e auxilia na função renal, por exemplo. Além disso, o sal exerce a função de balancear a quantidade ideal de nutrientes e água no interior das células.

Mas, como nem tudo são flores, o sal pode se tornar um dos grandes vilões para quem deseja manter uma alimentação saudável. Isso porque o consumo em excesso pode ocasionar inúmeras doenças como hipertensão, doenças renais e o desenvolvimento de doenças cardíacas, além de interferir na absorção de diversos nutrientes importantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que o consumo de sódio fique entre 5 a 6 g ao dia. Para isso, uma boa forma de reduzir o consumo de sal é incluir especiarias durante o preparo das refeições, visto que esse recurso proporciona muito mais sabor e elementos nutritivos aos alimentos.

Algumas dicas de temperos que podem ser usados para realçar o sabor dos pratos são:

  • Alho e a cebola, coringas da cozinha;
  • Gengibre;
  • Pimenta;
  • Limão;
  • Coentro;
  • Alecrim;
  • Páprica;
  • Cominho;
  • Orégano.

Você pode ainda preparar um “sal de ervas” para reduzir o consumo do sal. Para isso, adicione, em um liquidificador ou processador de alimentos, meia xícara (chá) de sal grosso e com 3 xícaras (chá) de mix de ervas a seu gosto. Bata até que fique bem triturado. Depois guarde em embalagens bem fechadas e acondicione em geladeira. Use para temperar as receitas que desejar!

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