NOVIDADES

14-05-2019

Pinhão – um alimento versátil

A gastronomia paranaense é um misto de influências dos vários povos que por aqui viveram ou passaram, pois consigo trouxeram a sua cultura, os seus costumes. Um desses hábitos está relacionado ao consumo do pinhão, herança dos índios paranaenses.

Nos meses de safra, por exemplo, há uma grande oferta e procura por pinhão nas feiras e supermercados do nosso estado. Bastante tradicional nas festas de arraiá e denominado por muitos como fruta, o pinhão, que na verdade é uma semente da árvore símbolo do Paraná, é uma excelente fonte de elementos nutritivos.

A semente da Araucária é rica em nutrientes como fibras, minerais e carboidratos do tipo complexo. Os carboidratos dessa categoria proporcionam mais saciedade, pois são digeridos de maneira mais lenta pelo nosso organismo, o que não ocasiona grandes picos de glicemia no sangue.

Embora seja considerado um alimento saudável e cheio de propriedades benéficas ao organismo, como todos os demais alimentos, deve ser consumido de forma equilibrada, pois se trata de um alimento calórico. Portanto, é preciso ficar de olho nas porções ingeridas.

É aconselhado a ingestão de, aproximadamente, 100 g por dia, o que equivale a cerca de 10 unidades. O pinhão pode ser incluído na alimentação de qualquer pessoa, desde a recomendação diária de consumo seja obedecida.

 Outro benefício presente no pinhão é o fato de ele ser livre de glúten, logo, pode ser inserido na dieta de pessoas celíacas.

As sugestões de consumo do pinhão são variadas, é um alimento bastante versátil. Com ele é possível preparar diversos tipos de pratos e receitas como pães, bolos, biscoitos, massas em geral, quando utilizado na forma de farinha. Já cozido, pode ser utilizado em risotos, aperitivos, lanches, saladas, sopas, farofas, no popular entrevero e onde mais a sua criatividade permitir.

Aproveite!

  • 31-10-2018

    Promoção Aniversário 45 Anos Irani

    Em 2018, para celebrar os 45 anos, o Irani Supermercados irá sortear três vale...

    Leia mais
  • 07-06-2018

    Irani do Parque Verde – caldos e sopas

    Apesar de o inverno ainda não ter iniciado, oficialmente, o frio já chegou! E,...

    Leia mais
  • 07-05-2019

    Açúcar de coco

    Sabia que o açúcar de coco, quando comparado ao açúcar refinado, é mais sau...

    Leia mais
  • 02-04-2019

    Você sabe como conservar legumes?

    Armazenar corretamente alimentos como legumes, por exemplo, ajuda na conservaç...

    Leia mais