NOVIDADES

09-08-2020

Você tem o costume de lavar a carne antes do preparo?

Você tem o costume de lavar a carne antes do preparo?

 

Muitas pessoas têm o hábito de tentar higienizar a carne antes do preparo. É cultural, a gente entende! Mas será que essa prática traz benefícios?

Quem é adepto desse costume, faz isso por acreditar que, ao lavar – e o campeão dos banhos é o frango –, debaixo da torneira ou em outra solução caseira, estará removendo possíveis “sujeiras” presentes nesse tipo alimento.

A verdade é que, ao tentar limpar a ave, você pode trazer riscos à saúde, como a intoxicação alimentar pela bactéria campylobacter, comumente presente em carnes cruas, que provoca dores abdominais, diarreia, febre, náuseas e vômitos.

Esses problemas, para a maioria das pessoas, são passageiros ou até mesmo imperceptíveis, mas em indivíduos com imunidade baixa, com doença preexistente ou crianças e idosos, existem chances de haver graves danos ao sistema imunológico, ou seja, podem ocorrer complicações prejudiciais à vida.

Isso acontece, pois ao lavar a ave, por exemplo, você pode contaminar, sem perceber, outros alimentos que estejam próximos e até mesmo utensílios que estejam no local de manipulação. Isso se chama contaminação cruzada.

Portanto, o hábito de lavar a carne, além de não eliminar possíveis patógenos, ainda pode ser bastante prejudicial. Logo, a maneira mais adequada e largamente indicada por especialistas para esse fim é cozinhar muito bem esses alimentos.

Dica: sempre que for manipular alimentos crus, faça isso longe daqueles que já estão prontos para o consumo e de utensílios limpos. Após, higienize tudo, muito bem, com água quente e detergente.

 

  • 08-06-2020

    Tour Virtual 360 Irani Tancredo Neves

    Faça uma visita virtual e conheça algumas das novidades que irão permitir nov...

    Leia mais
  • 01-04-2020

    Dicas de como proceder durante e após as compras no supermercado

    Veja algumas dicas sobre cuidados na hora de fazer as compras, bem como procedim...

    Leia mais
  • 18-03-2020

    5 passos de como higienizar corretamente as mãos, de acordo com indicação da Organização Mundial da Saúde:

    Molhe as mãos, passe sabonete e esfregue normalmente a palma de suas mãos; Com...

    Leia mais
  • 17-04-2020

    Dicas sobre o uso seguro do álcool 70%

    Nos últimos meses, um produto que não fazia parte da nossa rotina tornou-se um...

    Leia mais