NOVIDADES

06-08-2020

Leite em pó, composto lácteo ou fórmula infantil: qual é a diferença?

Você já se pegou fazendo essa pergunta diante de uma gôndola de supermercados? Caso a sua resposta seja sim, saiba que tem diferença.

Então, para auxiliar você, que tem dúvidas na hora de escolher o “leite” na prateleira, nós separamos algumas particularidades sobre cada um desses produtos.

De acordo com a Dra. Ana Escobar, médica pediatra, esses três produtos são bem distintos. Veja as definições, feitas por ela, de cada uma das categorias:

Fórmula Infantil: Primeiramente, é importante salientar que existem vários tipos de fórmulas infantis disponíveis no mercado e esse item, que é definido como produto modificado, é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portanto, bastante controlado. Logo, deve cumprir exigências descritas na legislação vigente para ser comercializado.

Dentre essas exigências do órgão, estão, por exemplo, a quantidade de proteínas, de gorduras, de vitaminas e de sais minerais que devem estar presentes na fórmula.

Além disso, é importante ressaltar que corantes são proibidos nesse tipo de alimento, que admite poucos adicionais em sua composição, para atender as necessidades nutricionais do público que se propõe.

Portanto, há indicação de faixa etária expressa no rótulo dessa categoria de produtos, ou seja, as fórmulas infantis são indicadas para crianças de 0 e 6 meses,  de 6 a 12 meses e de 1 a 3 anos de idade.

Composto lácteo: Esse produto difere um pouco das fórmulas infantis, especialmente, no que tange órgão regulador. Os compostos lácteos são regulados Ministério da Agricultura Agropecuária e Abastecimento e não são considerados leite. Outra diferença é que, apesar de não serem indicados para crianças menores de um ano, não qualquer outra recomendação de faixa etária.

Para ser caracterizado como composto lácteo, o produto deve ser constituído de, no mínimo, 51% de produtos lácteos. Além disso, são admitidos corantes e adição de outros produtos, pode apresentar vitaminas e sais minerais.

Leite em pó: É leite desidratado, ou seja, para ser considerado leite em pó, esse item deve ser constituído integralmente, ou seja, 100% de componentes lácteos e, além disso, é permitida a presença de vitaminas e sais minerais. No entanto, ainda que seja leite, o produto não é indicado para a alimentação de bebês.

Portanto, antes de inserir qualquer um desses produtos na alimentação do seu filho, consulte um profissional da saúde para orientação.

 

 

Fonte: https://www.draanaescobar.com.br/formula-composto-leite-em-po/

https://sites.usp.br/rpp/wp-content/uploads/sites/415/2018/09/Utilizac%CC%A7a%CC%83o-de-Formulas-2018.pdf

  • 12-11-2019

    Cafeteira com cara de nova!

    Quando o assunto é dica – das boas -, a gente fica super empolgado, conco...

    Leia mais
  • 16-03-2021

    Dica: cheiro de café impregnado na garrafa térmica?

    Sabe o que fazer para que as garrafas térmicas não fiquem com cheiro forte de ...

    Leia mais
  • 21-10-2020

    “Festival Vinhos de Portugal” no Irani Supermercados

    A Associação de vinicultores de Portugal promove, de 23 de outubro até 1º de...

    Leia mais
  • 12-02-2019

    Atividades físicas são importantes para o organismo

    Praticar exercícios físicos traz benefícios tanto ao corpo, quanto à mente. ...

    Leia mais