NOVIDADES

30-06-2020

Você é daqueles que ainda não se aventurou pelo aromático e magnífico mundo dos vinhos, mas deseja ingressar por esses caminhos?

 

Veja algumas dicas que podem te ajudar a apreciar essa bebida dos deuses:

Além dos diversos benefícios à saúde, o que torna uma garrafa de vinho ainda mais especial é a companhia, a ocasião! Tem coisa melhor que desfrutar de momentos agradáveis junto com alguém que a gente gosta muito?

Depois disso, é só começar a experimentar! Somente experimentando é que vamos aprendendo as peculiaridades de cada um.

No mundo dos vinhos há diversas classificações e, para te ajudar a entender um pouquinho, selecionamos algumas informações sobre o teor de açúcar, que é o que os classifica os vinhos como secos, meio secos e suaves, por exemplo. Veja:

– Os secos apresentam menor teor de açúcar e são conhecidos como os mais complexos no quesito textura, sabor e aromas. Esse tipo de vinho é produzido a partir de variedades de uvas nobres como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Chardonnay.

– Os meio secos são uma espécie de meio termo, ou seja, rótulos identificados dessa maneira, em geral são mais frutados e podem não apresentar qualquer traço de doçura, quanto serem levemente adocicados ou até mesmo serem de dulçor mais acentuado. No paladar, os vinhos meio secos são mais macios e delicados.

– Já os suaves são os mais agradáveis ao paladar de quem ainda não está acostumado com o sabor marcante dos vinhos. Lembrando que, ainda que vinhos suaves apresentem maior teor de açúcar, este fator nada interfere na qualidade da bebida. Portanto, a ideia de que vinho suave é sinônimo de baixa qualidade é mito. Trata-se de um preconceito que existe no mundo dos vinhos.

Então, para os iniciantes, a sugestão é optar rótulos de vinhos suaves, pois são leves e mais docinhos. São vinhos perfeitos para descontrair e relaxar enquanto assiste a um filme ou para degustar com fondue de chocolate, juntinho com a família em um dia mais frio. Esse tipo de vinho harmoniza muito bem com esse prato.

Depois disso, caso se sinta confortável, trilhe por outros caminhos! Experimente novos sabores, aromas e texturas. Para isso, sugerimos rótulos de vinhos meio secos.  Aqui uma boa pedida são os tintos secos mais leves, como Pinot Noir. Os vinhos produzidos a partir dessa uva são elegantes! De sabor delicado e bem versátil, é uma bebida que harmoniza com carnes vermelhas, peixes e receitas com funghi.

Aí é só ir avançando, conforme o paladar fica mais exigente! Nesse adorável mundo novo, é importante conhecer um pouquinho das castas também, pois o tipo de uva influencia diretamente em pontos como aroma e sabor da bebida.  Prove e selecione a que mais agrada o seu paladar! Esse é o segredo!

Por último, mas não menos importante: beba com moderação, para que consiga desfrutar de todos os predicados que uma taça de vinho pode te oferecer.

Tim-tim!

  • 09-04-2019

    Você sabe a diferença entre produtos orgânicos e não orgânicos?

    Atualmente, o termo “orgânico” tem se tornado bastante popular e está pres...

    Leia mais
  • 19-08-2019

    Muito além de alimentos práticos, saborosos e naturais, as frutas são repleta...

    Leia mais
  • 23-04-2020

    Mais um fim de semana de muita música

    Neste fim de semana, entre os dias 24 e 26 de abril, serão apresentadas lives i...

    Leia mais
  • 20-10-2017

    Família Pegoraro inaugura o Novo Irani do Parque Verde

    Foi inaugurado na última quinta-feira (19) o novo espaço do Irani Supermercado...

    Leia mais