NOVIDADES

26-06-2020

Inverno – o período do ano em que é mais comum o consumo de vinhos

Com a chegada do inverno e com a diminuição das temperaturas, típicas dessa estação do ano, o vinho é uma das bebidas que mais combinam com os pratos da estação e formam ricas harmonizações que favorecem o aquecimento do corpo.

Junto com a vontade de degustar uma nobre taça de vinho para acompanhar aquela receita preferida, algumas dúvidas podem surgir.

Uma delas é a temperatura ideal para o consumo da bebida!

Aliás, você já deve ouvido dizer que: “o vinho deve ser tomado em temperatura ambiente”. Mas de qual ambiente estamos falando?

Falar em temperatura ambiente em um país tropical como o nosso, onde os termômetros de norte a sul variam durante todo o ano, não pode ser uma boa dica sobre como consumir, pois a temperatura influencia tanto no aroma quanto no sabor, dessa, que é uma bebida tão delicada.

Ao afirmar que a temperatura interfere nas características do vinho, estamos dizendo que tanto temperaturas muito baixas, quanto as mais altas podem resultar em alterações.

Dentre as diferenças percebidas na degustação da bebida em temperatura equivocada estão, por exemplo, o teor alcoólico, a doçura, os taninos e o aroma.

Caso o vinho esteja muito gelado, os aromas ficam difíceis de perceber e os taninos e amargor se evidenciam. E, caso seja submetido às altas temperaturas, a percepção do teor de álcool é o que predomina.

De maneira geral, é possível desfrutar de todas as características que os vinhos tintos podem proporcionar, degustando-os em temperaturas que variam entre 15 e 18ºC. Caso deseje ser mais assertivo, confira as sugestões de temperatura para o consumo de alguns tintos:

– Para tintos encorpados, produzidos a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Tannat ou Tempranillo, sugere-se que sejam consumidos em temperaturas entre 16°C e 18°C.

– Já os de corpo médio ou leve como o Merlot, Pinot Noir e o Carménère, a dica é degustar em temperaturas de 15 a 17° C.

Salientamos que essas são apenas sugestões, ou seja, não é regra.

  • 11-09-2020

    Pães semi-italiano, australiano e ciabatta: novidades no Irani

    De moeda de troca a motivos políticos, o pão, que sempre foi um item bastante ...

    Leia mais
  • 26-03-2019

    Benefícios da beterraba para a nossa saúde

    A beterraba é um alimento que pode ser consumido de muitas maneiras: in natura,...

    Leia mais
  • 03-09-2019

    Viver em um país de clima tropical proporciona inúmeras vantagens em diversos ...

    Leia mais
  • 28-03-2019

    Você sabe como fazer a temperagem do chocolate?

    A têmpera do chocolate é a técnica que garante brilho e o característico “...

    Leia mais
Atendimento WhatsApp