NOVIDADES

15-06-2018

Vitamina C – Para Que Serve e Fontes

A vitamina C é um dos nutrientes mais popularmente reconhecidos pelos seus benefícios para a saúde. Muitas pessoas tomam suplementos de vitamina, sobretudo durante o inverno ou quando sofrem com gripes e resfriados, devido aos benefícios da vitamina C para o sistema imunológico e para o alívio dos sintomas dessas doenças.

A vitamina C fornece, de fato, muitos benefícios além desses.

Enumeramos abaixo os benefícios da vitamina C para a saúde e para a boa forma.

  1. Propriedades Antioxidantes

Através dessas propriedades, a vitamina C é capaz de diminuir ou neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias naturalmente produzidas pelo corpo humano e que provocam danos em diversas estruturas, responsáveis por muitas doenças crônicas e degenerativas como, por exemplo, o câncer ou o mal de Alzheimer.

  1. Proteção contra Doenças Cardiovasculares

Também em virtude de suas funções antioxidantes, a vitamina C trabalha contra o acúmulo de colesterol nas artérias, de modo que a arteriosclerose e a hipertensão arterial são evitadas ou aliviadas por níveis saudáveis de vitamina C. Essa propriedade diminui dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.

  1. Pele, Cabelo e Unhas

As funções antioxidantes também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento, sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis saudáveis de vitamina C, de modo que as rugas demoram mais a aparecer. Como a vitamina C é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma pele tonificada é um efeito direto de níveis saudáveis de vitamina C. No âmbito estético, a vitamina C ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.

  1. Sistema Imunológico

O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

  1. Combate aos Efeitos do Stress

Acredita-se que a vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Ainda que a redução do stress seja indispensável, suas consequências negativas podem certamente ser aliviadas por bons níveis de vitamina C.

Onde encontrar Vitamina C

A maioria das pessoas não tem problemas quando se trata de saber onde encontrar vitamina C. Muitas de suas fontes naturais são de amplo conhecimento, sobretudo as frutas cítricas como a laranja e o limão. Há, entretanto, outras frutas que servem como fonte de vitamina C, como o kiwi, a manga, o mamão, abacaxi, morango, amoras e as melancias.

As fontes de vitamina C não se limitam às frutas, porém. Numerosos vegetais possuem níveis significativos, como o brócolis, a couve-de-bruxelas e a couve-flor. Também significativos são os pimentões verdes e vermelhos, além do espinafre, do repolho e das batatas. Pode-se obter vitamina C também a partir de tomates e de abóboras moranga.

 

Fernanda de Almeida Ferreira – Nutricionista CRN-8 7532

  • 08-04-2016

    Acompanhe nossas redes sociais

    Para você que não gosta de perder uma única oferta e vive conectado na intern...

    Leia mais
  • 04-02-2016

    Carne Angus é no Irani

    Agora, no açougue do Irani Supermercados você encontra mais uma opção para o...

    Leia mais
  • 23-06-2016

    Escolhendo o vinho correto para cada paladar e ocasião

    É natural que alguém que está começando a apreciar vinhos diferenciados tenh...

    Leia mais
  • 01-12-2018

    Ganhadores Aniversário 45 Anos Irani

    Aniversário Premiado 45 Anos Irani Supermercados. Confira a lista de ganhadores...

    Leia mais